Posted by : Se-chan segunda-feira, 4 de abril de 2016

Olá a todos, aqui é a nova colaboradora do blog! Sou a Lume, pretendo escrever sobre os vários mangás que já li/vou ler e entrei no site com este belo texto que vocês estão prestes a ler. Sou apaixonada por Murciélago, Renai Idenshi XX, Yuricam e as obras da Takemiya Jin e da Chi-Ran em geral, além de Orange is the New Black. Antes de começarem, eu queria aproveitar para agradecer uma última vez o pessoal do blog que me aceitou (mesmo que elas já estando cansadas de ouvir meus agradecimentos, haha). E por último, mas não menos importante, eu queria agradecer aos leitores do blog. Vocês são, afinal de contas, o que se interessam pelo conteúdo do KaS e nos motivam a continuar com as matérias. Então, vamos dar nosso melhor juntos! Espero que gostem dos meus textos, e claro, continuem a acompanhar sempre o blog. Até a próxima!


Murciélago foi por um tempo só mais um mangá que eu sempre via enquanto procurava por outras histórias para ler e que ficava abandonado na minha lista de leitura. Para ser sincera, a capa dele na época não era muito chamativa, então só me desanimava mais ainda. Mas, um belo dia, quando eu estava sem fazer nada, eu finalmente respirei fundo e falei: "Vou ler". E foi uma das melhores coisas que eu já fiz.

O mangá, uma ação com toque de comédia seinen misturada com cenas +18, gira em torno da serial killer e prisioneira 1788, Koumori Kuroko, com quase 2 metros (!) de altura e com uma insaciável fome por meninas (preferencialmente as de peito grande). Kuroko concordou em trabalhar para o governo assassinando os inimigos do Estado ao invés de ter sua morte pela cadeira elétrica. Aparentemente, ela cresceu matando os outros como é mostrado nas primeiras páginas do capítulo 1, onde pode-se vê-la em várias idades assassinando diferentes pessoas, desde sua própria família até o que parecem ser figurões de alto escalão. Kuroko faz dupla com a Hinako, uma garota ainda no colegial, mas que consegue dirigir qualquer carro dado a ela, fazendo dela a parceira perfeita para Kuroko, ou Kuuh-chan. E como não poderia deixar de ser, a Kuroko é assumidamente lésbica (dá pra ver isso muuuito bem nos primeiros capítulos).
(Koumori Kuroko em um de seus dias ruins.)
O objetivo da história toda, pelo menos até onde foi lançado na scan que eu leio, é a Kuroko matar todo mundo que se torne um risco para a nação. Ela e Hinako são as protagonistas da coisa toda, porque o resto, ou são mais meninas que, na minha opinião, servem para não deixar a história tão repetitiva, ou são os vilões da história que sempre morrem pelas mãos da Kuroko depois de um tempo (exceto uma certa personagem, que no final vai pro lado da serial killer).

O meu maior medo é que Murciélago acabe tendo do que eu chamo de síndrome de Sailor Moon Crystal, que seria basicamente o mangá ficar preso num loop interminável de lutar com vilões > ficar na paz, algo que infelizmente, me deixou com certo trauma das séries de Sailor Moon (tenho até hoje a coleção que lançou aqui no Brasil, mas isso não vem ao caso). Muitos mangás ótimos acabam caindo nesse padrão, e isso deixa os leitores com uma vontade imensa de pedir seu dinheiro de volta na banca de revistas.

O lado bom do mangá é que os vilões sempre têm estilos muito diferentes uns dos outros. O primeiro a aparecer, um psicopata que usa fios quase invisíveis para matar as vítimas, não tem muita participação, mas a partir daí já fica entendido que a criatividade da autora Yoshimura Kana não tem limites, como muitos outros mangákas, aliás. De velhos ricos que constroem uma mansão cheia de armadilhas a "Onee-sans" de internatos femininos suspeitos, os antagonistas da história vêm para agradar a todos.

O surpreendente de Murciélago é que foi um dos primeiros mangás que eu li que não censurou as cenas de gore. Sempre me decepcionava um pouco ver as censuras, mas Murciélago me libertou. Também tem algumas cenas de sexo ao longo do mangá, mas não é algo recorrente, você se depara mais com as insinuações do que com o cenário propriamente dito.
(Eu sempre gostei desse tipo de Gore por algum motivo.)
O traço é uma parte muito bonita do mangá. Não é algo que chama muito a minha atenção, como o trabalho da Takemiya Jin ou da Chi-Ran, dois traços que eu admiro muito e que vale toda a pena conferir, por sinal, mas é muito bem feito, principalmente o rosto das personagens; Yoshimura Kana consegue desenhar perfeitamente bem tudo de todos os ângulos. E por ser um mangá de comédia também, não poderiam faltar as poses exageradamente superiores da Kuroko seguidas de uma amostra do quanto ela pode ser cabeça-oca também. É um recurso bastante comum nesse tipo de mangá, mas eu considero essencial para dar aquele ar cômico.
(Também quero um terno desses pra mim.)
A leitura dos capítulos e dos quadrinhos fluem muito bem. As falas são organizadas e a história, apesar de parecer não ter um objetivo e um final concreto, não deixa de ser uma ótima opção de um mangá alternativo do gênero Yuri, os quais geralmente giram em torno do ambiente escolar ou de universos alternativos. Vale notar também que Murciélago não é um mangá shoujo. É uma história cheia de Gore, insinuação de sexo e que pode desapontar bastante aqueles leitores que gostam de mangás com meninas colegiais que ainda nem sabem se gostam de outras garotas ou não. A Kuroko, conhece muito bem suas preferências, e não hesita em dar em cima da qualquer menina bonitinha e de peito grande.

Infelizmente, pasmem: esse mangá não é nada conhecido. Nos meus tempos de fanatismo, eu fui pesquisar sobre ele e não encontrei nada de nada, só algumas poucas fanarts no Tumblr, um cosplay da Kuroko e da Hinako aqui e ali e o resto foram imagens de roupas (?). Murciélago deve ser nome de alguma coisa a ver com vestuário mas eu não me incomodei em procurar. O ponto é que, se você for procurar por fãs de Murciélago, vai penar muito, porque a) gêneros Yuri não são muito reconhecidos, com exceção  de Citrus, Girl Friends, etc, e b) Murciélago não está nem entre os conhecidos. Mas como eles dizem, a esperança é a última que morre, então continue na procura! Até porque vocês já têm uma fã extremamente obsessiva bem aqui.   
(A Kuroko tem essa língua da qual ela se orgulha muito e usa pra amar as garotas)
E pra ferrar ainda mais com a vida de fã brasileira de Murciélago, a scan daqui traduziu apenas 11 capítulos. 11 capítulos. Sim, eu fiquei chocada quando descobri, mas o que fazer? O S2 Yuri lançou o capítulo 0 em 2014 e fez mais 10 até julho de 2015, mas depois disso, o coitadinho do Murciélago nunca mais foi visto. Usando toda a audácia que eu tenho, estou montando uma estratégia para tentar salvar esse projeto do esquecimento e talvez colocá-lo numa outra scan yuri, o Gokigenyou, onde eu trabalho como tradutora, por falar nisso (se algum dia vocês se depararem com uma "Lume-chan" na parte dos créditos, podem ter certeza de que é esta que vos fala). Mas, como eu disse, ainda nem levantei um dedo em prol de Murciélago, e não sei nem o que o S2 Yuri e o Goki pensam disso tudo. Na pior das hipóteses, vou ter que traduzir e editar eu mesma. Tudo pela Kuroko-sama!

Concluindo, se você ainda não conhece Murciélago, leia. Se você não se interessa por Seinen e só fica naquela de meninas inocentes na flor da idade, leia do mesmo jeito. Mesmo com meu limitado conhecimento de mangás Yuri, deu para ver que não é uma história igual às outras do gênero, e é perfeito para aqueles que se encheram dos mangás água com áçucar ou os quase Hentai e querem algo diferente nas leituras da madrugada. Afinal, Yoshimura Kana parece saber muito bem como balancear mortes, cenas de sexo e protagonistas de 1,90 m em Murciélago.

3 Responses so far.

  1. Estava realmente o dia que iriam falar desse mangá por aqui,e devo dizer que sinto um pouco de vergonha de mim mesmo por gostar de Murciélago. O mangá é um aglomerado gigantesco de fanservice.

    Apesar de tudo, é divertidinho. Gosto principalmente das referências feitas a Lovecraft. Uma pena não sair do mesmo, já tem bastantes capítulos e não tem uma trama geral se desenvolvendo.

    E nem é tão desconhecido assim, tem até alguns capítulos em português, tem mangá por aí que nem pro inglês foi traduzido. A vida dos entusiastas do yuri não é um mar de rosas (nem de lírios).


    Bem, seja bem vinda ao blog, Lume-chan, só não esqueça de postar como você mesma da próxima vez, falsidade ideológica é crime xD

    P.S.:QUeria saber tratar os leitores com tanto amorzinho quanto você. Mas estou progredindo, já não insulto tanto nas postagens do meu blog.

  2. mm says:

    OI lume, so muito fan desse manga também, nunca IMAGINEI QUE UM MANGA GORE (NÃO CURTO MUITO ESTE SUBGENERO)poderia me cativar tanto (o yuri me ajudou um pouco) e fiquei ficionado no manga, as infelizmente as scans brasileiras não a veem com bons olhos (não é tão popular, pelo menos aqui), então mesmo as scan estrangeiras estando no volume 9 as daqui estão no final do volume 5, sei que é esperar muito já que não é um projeto tão requisitado pelos leitores, por isso te apoio na tradução dessa foderosa obra.
    PS: espero que um dia este manga receba mais apoio.

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -