Posted by : Se-chan sábado, 6 de fevereiro de 2016

Olá yurikos e yuri danshis!

Você já se perguntou por que você um montão de mangás yaois (Boys Love, amor entre garotos) nas bancas, mas nunca viu um yuri (Girls Love, amor entre garotas) explicito? Pois é, a postagem de hoje será talvez esclarecedora e resultado de algumas pesquisas, mas que no fundo serve só para eu dizê-los: aguardem que pode vir em 2016.

Acha que não tem nada haver a diferença dos públicos?

Primeiro, imagino que devemos nos perguntar por que as editoras decidiram que o gênero yaoi era mais viável no Brasil que o yuri. Isso, primeiramente, eu particularmente acho que tem haver com ele ter um grande apelo com o público feminino hétero geral, enquanto o yuri ter um público mais restrito, uma mistura de garotas lésbicas/bis, alguns homens héteros que gostam de ver as meninas juntas, e umas poucas héteros pelo mesmo motivo.

Você pode dizer "Mas as meninas que curtem BL espantam os meninos gays, então não pode ser tão grande assim.". Sim, mas o número de meninas héteros que gostam de yaoi é muito maior do que o de meninas (público geral) que gostam de yuri. Ele é naturalmente maior pelo fato de muitas meninas não gostarem de ver meninas se beijando, mas que gostam de ver meninos fazendo o mesmo. Não há nada o que se fazer quanto a isto, é uma questão de proporção demográfica de mercado.

Há mais gente que gosta de shounen do que de shoujo, que tem mais público do que yaoi, que tem mais público do que o yuri. 

Por curiosidade fiz uma pesquisa rápida no Facebook. Digitando "Yaoi" na pesquisa, achei a página Devaneios de uma fujoshi que tem mais de 18.000 curtidas. Enquanto isto, a página Yuri da Depressão (que eu adoro!), tem pouco mais de 13.000. Certo, então agora finalmente descobrimos que não é tanta diferença quanto eu pensei entre os públicos. Porém, preciso fazer uma questão:

Quantos fãs de yuri você conhece pessoalmente? E de yaoi?

Pois então, eu conheço pessoalmente... a minha esposa (e só!). Enquanto de yaoi já conheci várias durante meus tempos de yuriko de cidade pequena. Então o problema é no quão o público é devoto/preocupado em mostrar seu gosto aos outros?

Falta Iniciativa no Movimento?

Sim, a falta da revolta, dos pedidos para as editoras, de gritar nos eventos "Queremos yuri no Brasil" no meio das palestras das editoras, entre outras coisas. Vocês acham que o yaoi chegou onde está só por que tem muita fujoshi por aí? Bom, sinto dizer, mas tem muita fã de yuri também no Brasil, ok? Só que elas estão escondidinhas em seus armários e confortáveis olhando o Dynasty Scans diariamente. Então o que nos falta é mexer a bunda e ir atrás que nem as maiores representantes do yaoi fizeram em nosso país (aka Tanko do Blyme Yaoi).
Outra coisa que falta no movimento é dizermos o que realmente somos. Para as fãs de yaoi temos o Fujoshi, mas e o yuri? "Fã de yuri" é meio chato de falar, não? Por isso utilizo Yuriko. É bom, e para meninos utilizo Yuri Danshi, em referência ao mangá homônimo que mostra a vida de um garoto shipper de yuri.

Mas será que não estamos mesmo sendo ouvidos? Mesmo depois de colocar Citrus num top de mangás desejados no Brasil? Pois bem, depois da NewPOP Editora ouvir o público yaoi, está começando há ouvir o nosso lado também. Como eu sei disso? Pois desde o evento próprio da NewPOP no ano passado ele tem dado pistas do que está vindo.

E o futuro?

Você pode ter desistido de trazer o yuri, ou nunca acreditou, por que é um público realmente menor do que muitos que há no Brasil, mas felizmente temos uma editora em nosso país que escuta o pessoal de núcleo menor, e essa é a NewPOP Editora. Não, não estou puxando saco por ser mandada. Eu sei que eles trazem muita coisa que nem sonharíamos ver em outras editoras, como os yonkomas Hetalia e Azumanga Daioh (gritei no meio de meu expediente de trabalho quando vi a notícia), Puella Magi Madoka Magica (para os fãs de mahou shoujo com uma pitadinha de yuri), além de trazer Loveless (yaoi) e No Game, No Life (novel).
Já faz uns dois anos que estou esperando a editora anunciar algum yuri, e fiquei realmente muito (MUITO) frustrada quando não o fizeram em seu evento particular no final do ano passado (quem acompanha meu Twitter deve ter visto o surto de raiva). Então, os meses passaram, minha raiva baixou e veio mais um evento de anime fora da minha região. Fiquei de olho no Twitter para ver os comentários do pessoal que estava ao vivo nas palestras, e o que me chamou a atenção foram as equipes do JBox e do JWave colocando alguns tweets interessantes.

Primeiramente é bom ver que a editora está feliz com os resultados do seu investimento no gênero yaoi. Ter mais 10 títulos já licenciados para anunciar é uma notícia maravilhosa. Parabéns aos fãs do gênero! Depois disso, queria enfatizar que, diferente de outras editoras, a NewPOP editora está preocupada com a qualidade de seu material e que não irá, apesar da crise, diminuir a gramatura do papel de seus impressos.

Uma das coisas que me apavora é pensar na possibilidade de vir um mangá yuri por uma editora e quando eu pegá-lo em mãos ver que consigo enxergar claramente o que está do outro lado da página. Não estou falando de exagero, papeis podem ter este fato de ver um pouco o outro lado da página, mas não podemos ficar achando normal a impressão de um lado prejudicar a visão da página atual. E sabemos sim que algumas editoras não estão tomando o cuidado devido com isto. Um ponto a mais para a NewPOP Editora!
Pois é, mas isso tudo que falei até agora não tem nada haver com o yuri, não? Então vamos para as pistas do senhor Junior Fonseca! O engraçadinho, em uma das palestras, soltou um "cadê o yuri?", além de que, no último evento com palestra das editoras, foi dito que a NewPOP Editora já tem 4 mangás yuris licenciados. Ou seja, apenas esperando ser anunciados ao público!
Mas que mangás yuris seriam?

Agora vamos para a parte de especulação.  Não, a Se-chan aqui não faz ideia de quais são os mangás yuris que a NewPOP Editora têm em mãos. Porém, tenho bom senso e também aposto no que eu recomendaria para a editora trazer. Portanto, fiz aqui um top de 4 possíveis materiais que a editora trará, além de dizer o por que de alguns dos grandes sucessos não estarem na minha lista.

1. Akuma no Riddle

Maior aposta, imagino. Não por causa do fandom. Não, não que ele não seja popular, com certeza o é, mas por que a autora já tem um mangá no Brasil e lançado pela própria NewPOP Editora. Estou falando de Loveless. Yun Kouga é uma artista bem popular e ela conseguiu emplacar sucessos tanto no gênero yaoi quanto no yuri.
Outro grande ponto do mangá é que ele contém muita ação, o que irá atrair o grande público. Além de que o anime não saiu há tanto tempo, portanto ele "saltará" aos olhos de quem o olhar na banca. Ele não é o popzão do momento, mas acho que seria um dos que conseguiria melhores vendas no Brasil. Ele pode ser comprido, mas está aparentemente chegando em seu arco final, o que facilitaria para a licença do mesmo.

2. Citrus

Esse pode ser o favorito de muita gente. Além de ser o super sucesso yuri da atualidade, ele foi super bem na enquete do Gyabbo de mangás que queremos ver no Brasil, deixando para trás obras como Nisekoi, Durarara e Prision School. Maior aposta de um autor ainda não lançado no Brasil? Com certeza!

A obra de Saburouta conta com outras vantagens: já está em publicação nos Estados Unidos e há possibilidade de estar próximo de seu término no Japão. Portanto, há uma boa possibilidade do mangá da Comic YuriHime estar sendo visado pelas editoras brasileiras. Ele é o que não precisamos ter medo, mais cedo ou mais tarde qualquer editora o trará.

3. Milk Morinaga

Da lista principal, é o que tem maior "renome". Apesar de ter sido publicado em uma revista à qual não tem muitos outros mangás conhecidos (Comic High!), Girl Friends é uma lenda do estilo yuri e ainda muito apreciado pelo público. Além disto, temos a vantagem de Milk Morinaga ter mais de um mangá yuri publicado e conhecido. Minha aposta seria vir um combo da sua obra mais conhecida, seguida de um volume único com conteúdo parecido à obra antecessora (Kisses, Sighs, and Cherry-Blossom Pink).
Além disto, futuramente poderiam vir outros trabalhos (como acabou acontecendo nos Estados Unidos) como Gakuen Polizi, The Secret Recipe ou Secret of the Princess (o qual adoro!). Talvez eu esteja colocando a Morinaga na frente por puro amor há suas obras, mas imagino que eles fecharem um contrato para seus mangás seria um tiro certeiro.

4. Sasameki Koto

Sim, aquele mangá yuri que foi lançado em uma revista que não é oficialmente yuri (Comic Alive), mas que contém vários títulos do gênero, como Maria Holic e o atual sucesso AnoKiss (Ano Musume ni Kiss to Shirayuri o / Kiss and White Lily for My Dearest Girl). Mas por que trazer Sasameki Koto em vez de AnoKiss, que está ganhando grande destaque atualmente?

A verdade é que a obra estar finalizada é uma grande vantagem. Não há preocupação de "Será que vai demorar a terminar?", "As pessoas vão enjoar?" ou simplesmente o caso de ser cancelado e ter um final pouco satisfatório. Além disto, temos a enorme vantagem do mangá ter sido adaptado em anime (que pegou mais ou menos uns 3 volumes do original?)

Digo mais: Sasameki Koto é uma obra que tem um bom apelo com o grande público. Ele é uma história de amor onde há muita comédia, o que agrada muita gente. Somente não digo que Sasameki Koto é mais seguro do que trazer Girl Friends por que o segundo tem quase a metade de volumes do outro (5 para 9 volumes), o que pode dificultar o investimento. Mas se não pensarmos nisto, Sasameki Koto é uma obra maravilhosa e com uma das melhores chances com o público otaku geral.

Considerações Finais

Sim, você não me viu falando de obras como Aoi Hana (Sweet Blue Flowers), Yuru Yuri, Love Live, Maria Holic, Miss Sunflower, NTR: Netsuzou Trap, Prism, entre outros. Tudo por que eu não os considero os melhores para uma primeira leva de mangás yuris. Aoi Hana demorou muito para terminar e teve um final desastroso. Yuru Yuri é muito longo, está indo para mais de 15 volumes. Love Live é o fanservice total e lindo, mas não sei o quanto as pessoas gostariam de começar com um quase-bait. Maria Holic é uma ótima comédia, mas será que vingaria com o público yuri? Miss Sunflower é muito bonito, mas não acho que tenha tanto apelo ou seja tão conhecido. NTR: Netsuzou Trap eu acho até uma boa chance, mas ele está muito no começo, assim como obras maravilhosas como AnoKiss e Yagate kimi ni naru. Por fim, Prism, coitado, foi cancelado por plágio, então é automaticamente descartado por nem ter tido uma chance de terminar.

Também não acho que coisas muito clássicas seriam um problema. Trazer os trágicos Oniisama e ou A Rosa de Versalhes seria um risco desnecessário, assim como foi com Utena no passado. Sabemos que o problema de Utena foi mais "embaixo", mas ele veio realmente antes do que deveria. Quase nenhum otaku mainstream o conhecia, e a época era inicial para os mangás no Brasil. Acho que isso foi um problema para os yuris, sem dúvida. Mas agora é hora da revolução yuri no Brasil!

E vamos crer no bom senso da NewPOP Editora!

Mostre sua opinião para a equipe do Kono-ai-Setsu a partir de nossas redes sociais, ou nos comentários abaixo. E não se esqueça de nos dar uma mãozinha na divulgação, se achar nossas postagens interessantes, ok? (^.~)

Até logo! o/

Entre em contato por:

5 Responses so far.

  1. Devo dizer que amo a NewPop, são vida loka demais. Haja coragem pra fazer o que fazem,e provavelmente não estariam na posição em que estão se não o fizessem.

    Olha, com 4 mangás licenciados, acho quase impossível Citrus não estar entre eles, o que me agradaria bastante. E imaginar Sasameki Koto vindo é realmente algo pra me deixar feliz.

    Sobre a enquete que teve, realmente me surpreendi com a posição de Citrus...só não me impressionou mais do que JoJo ter ficado em 3º. Votei em ambos, por sinal. (também tinha Oyasumi PunPun, e como já publicaram uma obra do Asano e tão pra publicar outra, mal posso esperar pra Punpun vir)

    Apesar de tudo, acho que a demora pra esse nicho se estabelecer aqui é natural, é realmente algo muito pequeno, devemos ficar felizes de que isso está progredindo.

  2. Alex Wolf says:

    Minhas apostas seriam Citrus, Sasameki Koto, Akuma no Riddle e talvez Girl Friends, se for algum outro, espero que seja pelo menos algum yuri de verdade, porque trazer Maria Holic e Netsuzou Trap como sendo mangás yuri seria no mínimo um desrespeito infinito com fãs do gênero, ainda mais como sendo os primeiros yuris do país.

    AnoKiss é o mangá que eu mais queria no Brasil, infelizmente ele não faz muito sucesso por aqui, mas minha esperança está em ele ser o mangá yuri mais popular do Japão na atualidade (e se encaminhando para ser o mais popular da história), acho que é só questão de tempo até ganhar um anime, visto que tem até figure do mangá.

    Love Live acho que é só questão de tempo até chegar no Brasil, visto o tamanho do sucesso que a franquia faz aqui e no mundo, mas não viria como sendo um yuri, acho que seria algo parecido com Madoka.

    P.s. Uma curiosidade quanto à nomenclatura que os fãs de yuri recebem: No Japão, fujoshi serve tanto para garotas fãs de yaoi quanto para fãs de yuri, visto que TODAS as fãs de yaoi gostam de yuri, algumas mais, como algumas mangakas yaoi como a Kouga Yun e a dupla Eiki Eiki e Zaou Taishi, e outras menos, mas gostam, nenhuma despreza yuri como as "pseudo-fujoshis" ocidentais (principalmente as brasileiras e americanas), elas leem yuri se interessar elas, e se acharem um casal bonitinho, ou tiverem uma personagem que gostam e faz casal com outra garota, fazem ilustrações, têm várias assim na Pixiv, elas não tentam estragar o casal inventando "ships" héteros (Kaiba e Tokaku, Haru e Mizorogi, por exemplo, e até as personagens de Love Live com os personagens de Uta no Prince-sama [sim eu sei, WTF?!]) porque gostam das personagens e não querem ver elas "estragadas pelo yuri", como as ocidentais. Já homem não tem nome, pois é muito raro um homem gostar de yuri, sim, ao contrário do que muitos acham, yuri é um gênero feito por garotas para garotas.

  3. And-chan says:

    Faz 3 anos que estou pedindo Strawberry Shake Sweet pra JBC... Hora de trocar de alvo +_+ (se bem que já comprei o tanko jap no ebay msm 8'D)

  4. will_cav says:

    Hum... tenho lá minhas duvidas...

    Aquela enquete do Gyabbo, que deve ter dado um trabalho infernal pra fazer, ficou uma coisa muito estranha, com uns títulos meio nada a ver com nada e uma quantidade de votos que praticamente não tem relevância nenhuma.

    Quanto a movimentação do fandon yuri, também não acho que isso seja assim tão importante e tão pouco viável. As editoras devem saber que existe publico pra essas obras, mas não tem como saber se vai vender. É uma aposta que em algum momento alguém ia acabar se arriscando a fazer.

    E em se tratando de um gênero de nicho como yuri, duvido que esses mangás tenham mais do que um ou dois volumes, ainda mais vindo da NewPOP.

    Posso estar redondamente enganado sobre isso tudo, maaas... pessoalmente tenho preferido comprar títulos de volume único mesmo, inclusive a maioria dos yuri que já li são bem curtos desse jeito.

    Acho que pra abertura do mercado pra esse tipo de historia, esse deve ser o melhor caminho.

    Enfim, gosto de ler e colecionar todos os tipos de mangás, então que venham os yuri também. Só espero não ter divagado demais... bye bye!

  5. Rhina says:

    @Se-Chan

    Li...reli...dei um pulo da cadeira e quase soltei um grito ( o que seria inapropriado pois tinha pessoas na minha casa que não entenderia! ).
    Que MARAVILHA!!!!
    Estou feliz e confiante...torcendo com dedos cruzados para que seja realmente concretizado.
    E ainda mais feliz ficarei se os que você citou como possibilidades se tornam reais...os quero muitíssimo!!!
    Por favor me mantenha informada. (^.^)

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -