Posted by : Se-chan sábado, 30 de outubro de 2010

Como vai pessoal? Desculpem a demora nas postagens, mas eu ando meio perdida na minha mente. Mas hoje tem postagem e daquelas bem polêmicas! (não que seja a minha intenção mas... XD)

Todos nós já vimos pelo menos um animê que tinha uma personagem "moe" (fofas ao extremo) no meio. Afinal, elas são um vício dos mangakás e dos otakus por quase toda a primeira década do século XXI. Atualmente, elas vêem sendo lentamente transformadas para se adaptar ao público que acompanha sua série. Mio (K-ON) é a maior representante atual do "moe", afinal, foi campeã do ISML, campeonato com votação popular que premia a personagem mais querida dos otakus, este ano. Mas o que estas personagens têm haver com o Kono-Ai-Setsu e o mundo do shoujo-ai?

Nos últimos tempos, uma característica apelativas de algumas "moe"s é o de ter uma amiga que ela tenha uma ligação muito forte, que aparente ter um "algo a mais", algo próximo do que acontece em Maria-sama ga Miteru (mesmo nele não tendo personagens "moe" XD). Ano passado tivemos o grande exemplo de que um animê pode ser sim sustentado por este tipo de insinuação: Saki. Sim, Saki, aquele animê de majhong que mais da metade das pessoas que o assistiram já esqueceram de sua existência (exagero? XD). Para quem não lembra ou não conhece, Saki tinha inúmeros momentos durante a série que deixaram espaços propositalmente para que o fã da série pense que a protagonista tem uma relação amorosa com a sua amiga/companheira de equipe.

Há algumas semanas eu postei uma análise minha sobre o shoujo-ai estar "morrendo", mas fico pensando, este caso do "moe" é mais um que estaria entre os negativos dessa apelação para o público, ou não, ele pode ser algo a acrescentar ao romance/amizade eterna entre garotas?

Nesta postagem, irei abordar minhas idéias sobre o assunto, e justificar minha opinião de que, diferente dos mangás que tem tendência ao hentai com personagens femininas entre si, aparenta-me muito mais positiva a idéia de ter garotas moe gostando de outras garotas.

Primeiramente, é sempre bom começar a esboçar um pensamento com um gráfico ou tabela, portanto irei expor aqui algumas características das séries que contém garotas moe e as de “malícias” entre garotas.
A partir destes tópicos, podemos notar algumas diferenças entre o ecchi e o moe com relação aos laços shoujo-ai. Enquanto o ecchi normalmente não existe nenhum tipo de laço afetivo, apenas uma "atração" sexual, enquanto o moe mostra uma relação no minimo de amizade verdadeira, normalmente (tirando Saki que é meio apressado, mas ainda assim se engole um pouco alguns relacionamentos, como o de Yumi e Momoko - Imagem ao lado).

Podemos fazer comparações entre alguns casais reais, moe e ecchi:

1 - VERDADEIRO (Shoujo-Ai) No próprio caso Konoka e Setsuna (Negima!), que começou como uma relação de amizade que ninguém podia confirmar algo a mais (mesmo as outras personagens deixando espaços enormes para concluirmos esta idéia), pelo menos o lado da Konoka por muito tempo. Konoka sempre deu indiretas para Setsuna, mas nunca disse algo muito direto,  e a confirmação apenas pode ser bem sólida quando se tem o pacto das garotas, demorado, romântico (puxando um pouco pro lado da necessidade juvenil XD), e que acabou com uma mordida da Konoka (Oh yeah XD)

2 - INCERTO (MOE) No caso de K-ON, temos as duas amigas Mio e Ritsu, que se conhecem muito bem e tem um certo clima criado pelo autor. Certas coisas, como Mio sentir ciúmes de Ritsu, as implicâncias, ou os detalhes que uma conhece da outra se assemelham muito ao caso acima, porém, o falso romance predomina e nunca é confirmado. O carinho existe, obviamente o shoujo-ai existe, porém, não é do modo que o fã sente que poderia ser. É uma grande amizade, um shoujo-ai, mas não um relacionamento amoroso.
3 - FALSO (ecchi) No caso de HOTD (Highschool of the Dead), não há casais certos, porém irei escolher um: Rei e Shizuka. Elas não tem grandes ligações antes dos incidentes com os zombies ao início do animê, pois Shizuka é a enfermeira da antiga escola onde Rei e todos estudavam e nem depois, e apenas ficam participando juntas de cenas ecchis, como a do banho onde Shizuka agarra seus peitos (que obviamente são grandes, já que em qualquer outro animê desse gênero tem mais de uma peituda, e elas formam 2 das maiores u.u), ou na cena onde Shizuka passa um remédio nas costas da Rei por que esta tinha tido no dia anterior de ter seus seios servidos de apoio para uma metralhadora matar uma multidão de zombies .

Nesses três casos dá para ver bem a diferença entre os três casos. No primeiro, nos temos a confirmação sobre os sentimentos e o casal, por mais que ainda não tenha uma confissão (#euacredito que ainda vai ter!!! - Vicio em Twitter? Sim @SechanKV XD), no segundo pode se ver que não há confirmação e que muitas coisas são colocadas apenas para o espectador ficar na ansiedade, e no terceiro, sinceramente, é uma .... sem vergonhice sem limites e sentimentos (me segurei pra não falar palavras indevidas xD).

Mas mais uma característica que diferencia o "moe shoujo-ai" do "ecchi yuri" que gosto muito é que o autor cria cenas com um clima que nos fazem torcer para que seja real, que nos deixam na ansiedade de ter algo mais, de mostrar algo mais, algo que me lembra muito o casal Kono-Setsu de Negima! no começo da série, e que até é explorado as vezes assim, pois ainda estamos torcendo pela Setsuna declarar diretamente a Konoka seu lindo amor! (surtada XD).
Portanto, acho que consegui deixar claro o por que de gostar de moe e não de ecchi. Portanto, irei deixá-los com um vídeo muito fofo/engraçado do casal (ou não) "Mitsu" (Mio-Ritsu) de K-ON!.


Até logo!

3 Responses so far.

  1. Eniac says:

    EXCELENTE post ^^
    Concordo com cada letra ("ter haver" é "ter a ver", mas enfim) sou muito mais fã do moe/shoujo-ai do que ecchi justamente por essas razões. Agora não preciso nem explicar, é só passar esse link xD
    Nem lembrava de Negima! (old times) Na época nem sabia o que era Shoujo-ai, mas definitivamente era um bom romance :3
    Quanto a K-ON...
    I WANT TO BELIEVE T^T

  2. Não gosto muito de moe, nem de ecchi. Prefiro personagens com personalidade original se, esse cliché todo.

    Mas há ecchi que o sentimento é tão real quanto o de moe, ou até mesmo shoujo-ai que você citou.

    Yasuga no Sora, por exemplo. É um troço moh depravado e apelativo, mas existem cenas onde da pra ver que as irmãs lá realmente tem um sentimento muito forte uma pela outra.

    Seikon no Qwaser tbm teve duas garotas que tinham um relacionamento moh profundo

    Acho que não da pra comparar algo assim pegando somente um exemplo de cada. Não é o suficiente pra gerar estatisticas :P

  3. Ciplasmed says:

    Concordo com o Ghost (acho que é esse o nick dele em outro blog).

    Qwaser é praticamente hentai, mas gostei muito de ver uma das personagens femininas arriscando a própria vida pra salvar outra personagem feminina da qual ela gostava (Hana e Ekaterina). Ainda não li Negima até os últimos números lançados aqui no Brasil, mas sei que há uma cápitulo que acontece a mesma coisa entre Konoka e Setsuna. Não é pouca coisa arriscar a vida pra salvar uma pessoa de quem se gosta muito.

    Queen´s Blade tem uma situação ainda pior, mas ai seria spoiler (é horrível ler spoilers), mas se quiser posso descrever os acontecimentos.

    E me desculpe mas seu exemplo de HOTD foi lamentável. Se você falasse sobre a enfermeira e a policial do SAT (a atiradora de elite Rika Minami) até seria válido como exemplo (a policial já manifestou grande vontade de se reencontrar com a enfermeira). Não há nem forte traço de amizade entre as personagens citadas nem mesmo relação afetiva, só fanservice.

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -