Posted by : LKMazaki terça-feira, 19 de janeiro de 2010

by Mazaki

Oi pessoal! Que tal uma avaliação sobre esse mundo dos animes com um yuri tão mais presente que estamos agora? /o/

((ok, Aoi Hana é bem bonito visualmente, eu admito, mesmo que não sendo fã da série))



O gênero do yuri/shoujo-ai desde se surgimento vem passando por fases que se sobrepõe e coexistem no mundo do anime e mangá. O ano que passou foi bem expressivo para o gênero e pode demonstrar muito bem as tendências atuais.

Podemos dividir esses caminhos em três principais. Essa divisão e alguns termos são meus somente, sintam-se à vontade para sugerir nomes e divisões melhores. =)

Comédias com yuri

Esta é tanto uma tendência forte que já tem se continuado agora no início de 2010, com Chu-Bra (apesar de eu ainda suspeitar mais de que seja um ecchi, mas ainda dou crédito por ainda não ter visto xP).

Em 2009 tivemos os animes já comentados aqui no Kono ai Setsu - Maria Holic e Kanamemo, estórias onde o yuri é um elemento utilizado para a comédia simplesmente, o que é completamente oposto a antigas filosofias do gênero (em pensar que no passado todo yuri acabava em morte ou qualquer coisa ruim ^^''). Um ponto que o fandom ocidental tem sempre que lembrar antes de conclamar que "o yuri está sendo aceito!" é que no Japão o gênero nunca foi repudiado.

Obviamente lá existe a crença de "isso faz parte da juventude e passa", porém isso é bem diferente de abominar e permitiu ao estilo ir crescendo e se transformando com o passar do tempo. O natural com um estilo em amadurecimento é as novas experimentações, novos jeitos de fazer shoujo-ai.

(( Tá aí um estilo que me deixou feliz em surgir! Adoro comédias e quando elas usam yuri ficam demais! Só particularmente não gosto do jeito ecchi de usar

isso, mas este é o próximo ponto ))


Fanservice-Yuri

Não é de hoje que o gênero é dividido em duas principais partes, através de seu público: yuri para mulheres e yuri para homens. O "yuri masculino" vem se mantendo firme e cada vez até mais presente, seja com personagens secundários ou até no foco da estória (afinal, o que é aquele yuri forçado e cheio de fanservices entre a Saki e a Nodoka? XP). Claro que essa obras não precisam ser desmerecidas, elas só são um outro estilo (e que agrada bastante gente! E também não me desagrada por completo, basta ser bem bolado).

Os exemplos de 2009 são diversos, entre eles Saki e To Aru Kagaku no Railgun, este segundo sendo uma boa amostra de como o yuri está se fundindo com mais naturalidade a outros gêneros, no específico caso o Seinen. Claro que cada obra é cada obra, por isso tem-se desde misturas agressivas até bem harmoniosas.

((Acredito que um exemplo atual desse gênero é o Seikon no Qwaser, pelas informações que já vi dele, desculpem meu pouquíssimo tempo para ver estas obras mais atuais, dois empregos não é mole))

Yuri mesmo! ((XD))


Os animes realmente yuris atualmente tem se mostrado diferentes de seus 'parentes' até mesmo mais próximos. Os grandes exemplos de 2009 são Sasameki Koto (não vou falar muito dele aqui, mas que é O [bem maiúsculo] yuri da atualidade, isso é) e Aoi Hana.

Antes os yuris normalmente mostravam personagens que sofriam por seus sentimentos e estavam em tramas pessoais pesadas ou complicadas(Shoujo Kakumei Utena é de 97, mesmo que a qualidade de animação não pareça tanto). No outro grupo estavam os já batidos animes de escolas femininas (Strawberry Panic, Marimite). O gênero precisava ganhar uma nova tendência e isso se concretizou.

O que seria essa tendência? Basta pegar as obras atuais para entender. O yuri tem se mostrado muito mais perto da realidade moderna, garotas que gostam de garotas e não precisam sofrer a irá de Dios por isso. A simples vida cotiana e mais tangível, mais aceitável e coerente.

((Digam o que quiser, eu nunca vi um yuri tão real quanto Sasameki Koto *-*))

Um ponto positivo na cultura dos otakus ocidentais é a de lidar com mais
naturalidade com o estilo. Claro que isso não é unânime, mas é um ponto positivo.


--------------------------------------------------------------

Espero que a analise tenha sido útil e perdoem minha mania de inventar terminologias e expressões ^^'

Apesar de atrasado, em breve trago a analise de Railgun e Saki na retrospectiva /o/

Matta ne!

5 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    yuri mais real quando ar yuri.

    mas tiver dizendo de um anime yuri uma estória realista na minha opinião é aoi hana.
    o um yuri com estória meio esagerada na minha opinião é strawberry, ou yuri pervetido onde o airem é só de garotas e aquele hentai besta shoujo seila oque final indiota.
    sasameki koto é muita palhaçada comédia yuri, acho que não si colidem nem um pouco mas é so minha opinião não se infesa ta como setos blogs fazem quando alguem critica critica faz parte dos comentario de um blog o site.

  2. Eu prefiro os yuri que terminam em tragédia - ou o que quase termina em tragédia, mas tem um final feliz nos últimos momentos - do que esses de comédias. Não acho muita graça quando usam yuri como elemento de humor (mas gostei quando fizeram isso com yaoi em Nodame Cantabile, pq gays tem um jeito mais engraçado que lésbicas lol).

    Sobre yuri pra homens... Nem sempre quer dizer fanservice ou ecchi. Humn... Talvez até queira, mas nem todos são moh lotados de fanservice. Mai-HIME/Otome não é, nem Mnemosyne (por mais erótico que seja, eu acho que todas as cenas lá são encaixadas perfeitamente, não são forçadas, então não vejo como fanservice) e quanto a yuri misturado com outros gêneros, eu prefiro NANA e Devilman Lady (esse sim, é "O" seinen.)

    Mas eu num acho que os yuri de hoje mudaram muita coisa nem... Em essência eles ainda são sobre estudantes - igual a grande % dos yuri - , a única diferença é que agora as personagens passam um tempo fora da escola também, mas ainda assim, é tudo Class S.

    Eu preferia que fizessem yuri com mulheres adultas, e trocassem a escola por trabalho, por exemplo. Ou yuri que foge totalmente do tema, tipo Mnesmoyne e Devilman Lady ;/

  3. LKMazaki says:

    Oi Anônimo, não vô me enfesar não, sei que discordar faz parte dos comentários viu xD

    E agradeço estar sempre presente dando sua opinião ;D mesmo que as vezes eu demore pra entender algumas coisas o.o

    Valeu por nos acompanhar =)

  4. Unknown says:

    eu prefiro yuris q mostrem mais a real viu,aqueles com duas meninas q ainda se consideram soh amigas e q com o tempo vão percebendo o q sentem d verdade, uma coisinha bem shoujo-ai tipo candy boy e o mangá girl friends =x
    eu não gostei muito d strawberry panic hein, a shizuma jah chego catando, fora q o desenho não fazia muito meu estilo, aquelas cinturas lá eram finas demais, tava q nem a cintura da barbie @_@

  5. Anônimo says:

    senhorita masaki autora do assunto, só é só a visão que tenho sobre esses animes yuri de 2009. e você posto asunto muito interessante e agradavel.algumas coisa que voce falor posso até discorda mas é tudo verdade abraço gostem do asunto.

Assine o feed do Yuricast!

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Translate to your language:

Seguidores

Parceiros

Parceiros | Yuri

Kiyoteru Fansub
Gokigenyou
Moonlight Flowers
S2 Yuri
Yuri Licious
Yuri Private
Yuri Zone

Parceiros | Blogs e Sites

Anikenkai
Chuva de Nanquim
Elfen Lied Brasil
Gyabbo!
Jwave
MangaBa
MangaBa
Mithril
Mundo Mazaki
nbm² - Nobumami
Netoin!
Shoujismo
Você Sabia Anime?

Arquivo do Blog

Popular Post

- Copyright © | Kono - Ai - Setsu | - fonte para yuri, shoujo-ai e girls love desde 2007 -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -